Em função dos impactos da pandemia de covid 19, primeiro ciclo poderá ser entregue até 31 de dezembro de 2021, com referência aos dados de 2020.
A Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou calendário com novos prazos para entrega dos relatórios de certificação de informações relativos à aplicação da metodologia Acertar. Com a prorrogação, o primeiro ciclo de certificação deve ser entregue até 31/12/2021, com referência aos dados de 2020, considerando, no mínimo, a Análise de Confiança (sem testes de controle) para o Grupo Básico de informações.
A prorrogação deve-se às intercorrências da pandemia da covid 19, que desde o primeiro trimestre de 2020 vem impondo às agências reguladoras uma série de restrições às auditorias em campo, além de limitações orçamentárias.
O Programa Acertar é fruto de parceria entre a ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação) e o MDR. Seu objetivo é construir uma norma de referência para aplicação dos procedimentos de auditoria e certificação das informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) sobre os prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
As agências que aderirem à metodologia Acertar e realizarem os procedimentos de certificação no prazo e nas condições estipulados terão prioridade na seleção de projetos ou parcerias a serem firmadas junto ao MDR.
Também é possível implementar gradualmente a metodologia, ao longo de um período de cinco anos. A cada ano, novas atividades de certificação são incorporadas à rotina das entidades. Vale salientar que a opção da implantação das certificações de maneira gradual só é válida quando os trabalhos forem realizados exclusivamente pelas equipes internas das agências.
Para as agências que estão terceirizando os serviços de auditoria, deve-se realizar, desde o 1º ciclo, todos os testes de confiança e exatidão para o Guia Completo, logo no primeiro ano de implementação, que tem como referência os dados de 2019.
A implementação do 1º ciclo é uma oportunidade para que agências e prestadores sejam treinados. Todo o material de apoio necessário está disponível na biblioteca do site do Programa Acertar.